Você sabe fazer o uso de medicamentos da forma correta?

O uso de medicamentos é coisa séria, por isso é imprescindível utilizá-los da maneira correta para que a sua saúde não seja prejudicada.

O erro mais comum acontece quando você sente alguma dor e, sem saber a origem do problema, se automedica. Isso não pode acontecer! A sua saúde deve ser sua principal prioridade e por isso é preciso cuidar muito bem dela.

Esse é só um dos casos que a pessoa administra o medicamento erroneamente e, para ajudar você a não cometer erros que possam interferir negativamente no seu bem-estar, separamos algumas dicas sobre como fazer o uso de medicamentos da forma correta. Acompanhe!

Mantenha os exames e consultas em dia

Os exames e consultas são essenciais para prevenir ou tratar com antecedência eventuais doenças que possam surgir. Com essa atitude você monitorará o seu organismo, protegendo-o de uma série de condições. Até porque muitas dessas condições não apresentam sintomas e somente por meio de exames elas podem ser identificadas.

Com o resultado dos exames em mãos, um médico deve ser consultado, pois somente esse profissional está apto a verificar se você tem algum problema de saúde e qual tratamento é ideal para o seu caso.

Sempre leia a bula

A bula indica quais são os riscos oferecidos pelo remédio, as reações adversas, como reagir no caso de superdosagem, qual deve ser a administração correta, contraindicações e cuidados na conservação do remédio.

Ou seja, ela contém informações detalhadas sobre a ação do medicamento no organismo. Se você não se atentar às explicações nela descritas, é possível que o tratamento seja comprometido.

Não se automedique

A automedicação acontece quando você toma qualquer medicamento por conta própria, sem a prescrição de um profissional da saúde. Os medicamentos precisam ser administrados com responsabilidade, pois qualquer erro pode colocar a sua vida em risco.

A automedicação pode mascarar doenças graves e retardar o diagnóstico preciso. Por exemplo, as fortes dores de cabeça podem estar relacionadas aos problemas de hipertensão, meningite, aneurisma e, inclusive, tumor. Por isso, antes de se automedicar, procure orientação médica.

Armazene corretamente os medicamentos

Para diminuir as chances de acidentes domésticos com medicamentos, como dosagem errada, é preciso armazenar seus remédios corretamente.

• mantenha os medicamentos fora do alcance das crianças e em lugar seco e fresco;

• os medicamentos que devem ser guardados na geladeira precisam ser indicados pelo médico;

• mantenha-os em suas embalagens originais;

• antes de manuseá-lo, sempre lave as mãos;

• observe a data de validade com frequência;

• se observar alguma mudança na cor, cheiro ou textura do medicamento, consulte um médico ou farmacêutico.

Não siga o tratamento de outra pessoa

Seu amigo está com os mesmos sintomas que você e já foi diagnosticado? Isso é ótimo, mas saiba que você não deve seguir o tratamento dele. Muitas doenças apresentam sintomas muito semelhantes, os quais podem lhe confundir e fazer com que você tome o medicamento inadequado para o seu caso.

Se há algo errado com a sua saúde, procure um médico de confiança para que ele possa solicitar os exames necessários, a fim de identificar o seu problema.

Para garantir uma boa qualidade de vida e excelente saúde é preciso fazer uso de medicamentos da forma correta. Saúde é um assunto muito sério, pois sem ela você limitará a realização de qualquer atividade no seu dia a dia.

Se você gostou das nossas dicas e procura uma drogaria que oferece um amplo mix de medicamentos e qualidade no atendimento, entre em contato com a nossa equipe. Ajudar você é a nossa maior satisfação!