Saúde

Os 6 maiores benefícios da vitamina C para seu organismo

Escrito por Drogarias Brasil

Que a vitamina C é bastante conhecida, não é surpresa para ninguém, não é verdade? Porém, o que muitas pessoas ainda não sabem é sobre sua verdadeira importância. Nesse sentido, sua falta pode causar doenças como o escorbuto. Por outro lado, os benefícios da vitamina C para o organismo, possibilitados pelo seu consumo diário, são incontáveis.

Se você ficou curioso e quer saber mais a respeito desse assunto, continue a leitura e confira os 6 maiores benefícios que ela proporciona!

1. Realiza produção e nutrição de colágeno

A vitamina C tem como uma de suas funções principais a produção de colágeno, um nutriente que pode ser encontrado nos ligamentos, no sangue e nos vasos da pele. Ele mantém os dentes, os ossos e as cartilagens saudáveis, além de proporcionar a tonificação da pele.

2. Ajuda a manter cabelos e unhas fortes e saudáveis

Um dos motivos que leva a pele a ficar com aspecto enrugado é justamente a falta de vitamina C. Sendo assim, consumi-la pode retardar o envelhecimento e o aparecimento das rugas. No entanto, esse não é o único benefício estético. Ela também ajuda a produzir proteínas que são essenciais para manter as unhas e os cabelos fortes, saudáveis e bonitos.

3. Diminui o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares

Por ser um poderoso antioxidante, a vitamina C reduz o colesterol das artérias, o que ajuda a combater e prevenir a hipertensão arterial e a arteriosclerose e, consequentemente, reduzir o desenvolvimento de doenças mais graves, como o infarto do miocárdio, por exemplo.

4. Reduz o estresse

O estresse é um dos males da modernidade e atinge um grande número de pessoas. Ao fazer o uso da vitamina C, ele pode ser reduzido. Isso porque uma das características do estresse são os níveis de cortisol elevados, e essa vitamina consegue cessar a produção desse hormônio no organismo. Além disso, ela ainda estimula a produção de triptofano, um precursor da serotonina, o hormônio que causa a sensação de disposição e felicidade.

5. Previne doenças oftalmológicas

De acordo com este artigo do National Institutes of Health, instituição vinculada ao Departamento Norte-americano de Saúde e Serviços Humanos, alguns estudos comprovam que a ingestão de vitaminas C reduz o risco de muitas doenças oftalmológicas, incluindo a catarata e a Degeneração Muscular Relacionada à Idade (DMRI).

6. Melhora o sistema imunológico

Outra parte do organismo também beneficiada é o sistema imunológico. Não é de hoje que essa característica é atribuída a essa vitamina, sendo que há tempos ela é muito utilizada para prevenir doenças como a gripe. No entanto, vale lembrar que, ainda que o consumo pontual de vitamina C durante o processo gripal ajude aliviar os sintomas, é o consumo regular que realmente traz benefícios para os mecanismos de defesa do organismo.

Em geral, a quantidade ideal de vitamina C varia de acordo com algumas características como peso e idade, mas a recomendação diária costuma ser de 90 mg para homens e 75 mg para mulheres. É possível encontrar essa vitamina em diversos alimentos como laranja, abacaxi, limão, morango, tomate, maracujá, salsa e muitos outros. Além disso, com o objetivo de obter as necessidades diárias com mais garantia, também é possível optar pela ingestão dos suplementos vitamínicos.

É preciso apenas tomar cuidados com os excessos, que no caso da vitamina C podem causar náuseas, diarreias e alguns outros desconfortos. Assegurando-se da ingestão dos níveis adequados, é possível aproveitar todos os benefícios da vitamina C, que não são poucos, não é mesmo?

E você, já consome alimentos ou suplementos ricos em vitamina C? Como isso ajuda na sua saúde? Conte aqui nos comentários!

Sobre o autor

Drogarias Brasil

Deixar comentário.