Higiene e Beleza

Entenda mais sobre os sintomas da Acne, tratamentos, causas e mais!

Os sintomas da acne parecem ser bem comuns para a maioria das pessoas. Mas nem todos conhecem bem as suas causas e os tratamentos adequados para combatê-los. Pensando nisso, reunimos neste post as informações mais importantes sobre esse assunto, para que você saiba identificar, prevenir e tratar corretamente as tão temidas espinhas que surgem na pele.Confira!

Quais são as causas da acne?

Existem vários tipos de acne, provocadas por causas diferentes. Falaremos do tipo mais comum que é o desenvolvido na adolescência, logo no início da puberdade. Nessa fase, os níveis de hormônios vão lá em cima, principalmente a testosterona.

Essa alteração hormonal ativa a produção de glândulas sebáceas, que começam a produzir mais óleo para umedecer a pele. Quando esse óleo se mistura com as células mortas da pele, surge um ambiente propício à bactérias. Ao crescerem nessa mistura, elas provocam inchaços, vermelhidão e pus, formando as espinhas.

Outras causas

Outros fatores podem provocar o surgimento da acne. Conheça alguns deles:

• uso de alguns medicamentos, como os de reposição hormonal;
  • uso de cosméticos oleosos;
  • menstruação;
  • estresse;
  • genética;
  • mudanças hormonais.

Quais são os estágios da acne e os seus sintomas?

Há cinco graus de acne e cada um deles possui características e sintomas próprios. Vamos explicar um a um.

Acne de grau I

Esse nível apresenta, normalmente, alguns pontos brancos ou cravos pretos na pele. A acne leve também pode gerar espinha — infecção do poro — mas não tão frequente. É muito comum na região da testa.

Acne de grau II

As espinhas são bem mais comuns nesse caso, com presença de pus nas pontas e inflamações leves. Surgem normalmente em todo o rosto.

Acne de grau III

Além de cravos e espinhas, nesse grau há a presença de cistos no rosto, tórax e costas. As inflamações são bem mais agudas, acompanhadas de manchas na pele.

Acne de grau IV

Esse grau de acne tem gravidade maior e sua presença pode se estender a outras partes do corpo, como os glúteos. As inflamações são mais profundas e o rosto apresenta um aspecto desfigurado.

Acne de grau V

O grau de maior gravidade da acne, com inflamações acompanhadas de muita dor e febre. Diferente dos primeiros níveis, nesse estágio não é possível conviver com a acne sem um tratamento forte.

Existem mitos sobre a acne?

Sim. Há diversas informações sobre a acne que são difundidas sem embasamento clínico. Conheça os principais mitos disseminados por aí:

Acne é contagiosa

Apesar de ser proliferada por uma bactéria, a acne não contagia, mesmo em contato físico próximo. Todo o processo de inflamação é interno, abrigado do contato com o ar.

Chocolate provoca espinha

O cacau, ingrediente principal do chocolate, não tem nenhuma ligação com o aumento da produção sebácea. O que é prejudicial é o açúcar utilizado na produção do doce. E o açúcar é vilão, esteja ele em qualquer produto. Inclusive, é o principal responsável por doenças silenciosas, como o diabetes.

Não se deve usar maquiagem em pele com acne

A maquiagem não traz agravamentos à pele se for usada da maneira adequada. O que piora a situação da pele é a permanência do produto nela.

Há tratamento para acne?

Sim. Todos os níveis de acne podem ser tratados e amenizados. Porém as formas e resultados são diferentes para cada um. Acnes de grau I e II podem ser tratadas com géis e loções e os resultados são alcançados com mais sucesso. Já os demais graus devem passar por um tratamento clínico que envolve avançados métodos. Em nenhum dos casos está descartada a visita ao dermatologista.

Por mais comum que pareça ser, as causas da acne podem trazer prejuízos grandes. Além dos problemas como irritação e dor, há outras perdas como a autoestima e confiança, principalmente dos adolescentes. Aos pais, é recomendado cuidar da alimentação dos filhos desde cedo e ter um acompanhamento profissional frequente, evitando agravamentos mais sérios. Não subestime a acne.

Gostou deste conteúdo sobre as causas e sintomas da acne? Que tal compartilhar com outras pessoas? É muito importante que as pessoas aprendam a cuidar corretamente da pele antes ou até mesmo após o surgimento da inflamação. Ajude a espalhar essas informações nas suas redes sociais. Até a próxima!