Deficiência de ferro: Confira 7 sinais que o seu corpo manifesta

Você tem sentido fraqueza, cansaço extremo e dificuldade de concentração? Cuidado! Você pode estar com deficiência de ferro.

Sintomas que muitas vezes podem parecer simples e inofensivos apontam futuros grandes problemas. Lembre-se que o ferro é um mineral essencial ao nosso organismo e precisamos da ajuda dele para levar o oxigênio a todas as células do corpo.

Nas linhas abaixo vamos conhecer a importância desse nutriente, quais os principais os sintomas e tipos de tratamentos para regulá-lo.

A importância do ferro

O ferro é o responsável pela energia que dispomos no nosso dia a dia. O mineral está presente em cada célula, distribui o oxigênio dos pulmões para o organismo, está na produção das enzimas, aminoácidos e das hemoglobinas (os glóbulos vermelhos), transforma açúcar em energia, ajuda no sistema imunológico e tem um forte papel no crescimento físico e mental.

Por essa razão é imprescindível que os níveis de ferro estejam sempre em ordem!

7 Sintomas da deficiência de ferro

A falta de ferro é mais comum do que podemos imaginar, mas nem por isso pode passar despercebida. Estima-se que 25% das pessoas sofram com o problema, sendo as mulheres a maior parte das atingidas. Confira os sintomas mais comuns da deficiência.

1. Queda de cabelo

A queda capilar é um processo normal de renovação dos fios. Entretanto, se isso está acontecendo de maneira exagerada é um sinal de que algo não vai bem. Isso acontece porque não há oxigenação completa em seu organismo e a irrigação do sangue no couro cabeludo torna-se menor.

2. Unhas quebradiças

Unhas frágeis, pálidas, quebradiças, com manchas ou ondulações são fortes indícios da deficiência de ferro no organismo.

3. Exaustão extrema

Sente fadiga e vai à exaustão quando realiza pequenas atividades? Isso pode ser falta da oxigenação em algumas áreas, resultando em baixa produção de energia. Um claro sinal da falta de ferro.

4. Dores de cabeça frequentes

Crises de enxaquecas ou dias de longas dores de cabeça também são gerados pela ausência do nutriente. Procure um médico e descreva todos os sintomas. Ele indicará uma forma para reparar os níveis.

5. Dificuldade de concentração

Com o oxigênio circulando mal pela corrente sanguínea nossa capacidade de concentração também torna-se reduzida. Além disso, a oxigenação incorreta na área cerebral também causa tonturas, perdas rápidas de memória e irritabilidade.

6. Inflamações e feridas na boca

Sensibilidade na língua, uma sensação de aspereza e feridas na boca podem indicar que os níveis de ferro estão abaixo do indicado. É importante mencionar que as inflamações acontecem devido ao sistema imunológico apresentar baixa defesa, isto é, as células vermelhas não estão sendo produzidas na quantidade ideal.

7. Pele pálida

Com a redução dos níveis de ferro, as células vermelhas tornam-se menores e por consequência perdemos a famosa tonalidade de “pele corada”, aquele tom que indica uma pessoa saudável. Outra condição possível de notar a deficiência de ferro é verificar a cor da gengiva, pálpebra inferior e os lábios.

Se apresentar um vermelho mais suave, um pouco mais desbotado, significa que precisa repor a quantidade de ferro no sangue.

Formas de tratamento para a deficiência de ferro

A principal forma de combater a ausência do mineral é suprir a carência do nutriente. Como fazer isso? Muitas vezes mudar a alimentação e inserir no cardápio refeições ricas em ferro já promovem uma grande diferença no organismo.

Opte por vegetais de tonalidades verde-escuro (brócolis, couve, espinafre), carnes vermelhas, cereais integrais, sementes de abóbora e gergelim, castanha de caju e leguminosas (feijão, ervilha, lentilhas).

Em casos no qual a quantidade de ferro está muito abaixo do recomendado (mulheres: de 11 a 307 ng/mL de sangue e homens: de 24 a 336 ng/mL de sangue) seu médico deverá indicar suplementos para reparar esses danos.

Agora que você percebeu o quanto a deficiência de ferro pode atingir várias áreas do nosso organismo comece a reavaliar sua alimentação e hábitos.

Aproveite também e conheça sobre os 6 benefícios da vitamina C, um forte aliado para preservar os níveis de ferro no sangue.