Saúde

Conheça os 8 cuidados que são indispensáveis no inverno

vacinas
Escrito por Drogarias Brasil

A estação mais fria do ano está chegando. Com ela, vem uma série de problemas que podem se transformar em uma verdadeira dor de cabeça para você e sua família. Em um tempo onde qualquer distração pode se transformar em uma doença mais séria, é necessário tomar certos cuidados no inverno para que ele seja muito mais aconchegante e quentinho do que aquela baita fria que ninguém quer lidar.

Pensando nisso, preparamos um artigo especial com dicas de pormenores aos quais você precisa ficar atenta para aproveitar o melhor desse friozinho que está por vir. Continue a leitura e confira!

1. Tome suas vacinas

Em um período onde as baixas temperaturas podem ser responsáveis por inúmeras doenças, é bom se prevenir. Por isso, vá até o posto de saúde mais próximo da sua casa e vacine-se contra os males mais comuns da estação, como a gripe e a pneumonia.

Se você tiver filhos, é importante estar em dia com todas as outras medicações, que também são de extrema importância, principalmente nessa estação.

2. Hidrate sua pele

Enquanto o verão lembra pele suada e melada, o inverno é sinônimo de ressecamento. Principalmente em uma cidade seca como Brasília, é necessário que se tenha muito cuidado com a hidratação cutânea.

Por essa razão, continue usando e abusando da água, mas lembre-se também de passar cremes hidratantes na sua pele, principalmente nas áreas que ficam expostas às ações do clima.

3. Cuide dos seus lábios

Afinal de contas, eles também fazem parte da sua pele. Além disso, trata-se de um tecido muito mais sensível e suscetível a rachaduras e outros tipos de ferimentos.

Portanto, lembre-se sempre de manter sua boca tão hidratada quanto o resto do seu corpo.

4. Coma mais e melhor

O inverno exige muito mais energia do seu corpo. Por essa razão, é necessário que você o abasteça mais. Isso não significa, entretanto, que é para caprichar na pizza e no chocolate. Comer mais é importante, mas também é necessário comer bem.

Dê preferência a frutas ricas em vitamina C, como laranja, mamão e kiwi. Elas vão manter seu corpo protegido contra a gripe, contribuindo com o trabalho daquela vacina que você tomou.


Para manter seu corpo aquecido, utilize ingredientes termogênicos, como canela, gengibre ou pimentas. As substâncias contidas nesses alimentos são responsáveis pelo aumento da temperatura corporal, o que é ideal para o inverno.

5. Deixe o ar fluir

Pode parecer tentador fechar todas as janelas da casa para se proteger do frio, mas isso é um erro muito grande e pode causar sérias consequências à saúde da sua família.

Permitir que o ar circule pela sua casa é essencial para uma respiração mais saudável e evita incômodos como rinites alérgicas. Nesse caso, abra as janelas da sua casa por pelo menos 2 ou 3 horas ao dia. Se estiver muito frio, é só se agasalhar mais.

6. Aqueça-se

Pode parecer óbvio, mas tem muita gente que pensa ser imune às baixas temperaturas. Tenha cuidado ao transitar entre lugares fechados e aquecidos e ambientes abertos e desprotegidos. Essa mudança brusca e constante de temperaturas pode causar danos à sua saúde.

7. Use filtro solar

As temperaturas podem até ter abaixado, mas o sol continua emitindo seus raios ultravioletas em direção à sua pele. Não se engane: protetor solar não é privilégio do verão. É necessário aplicar esse tipo de produto durante todo o ano.

8. Continue se exercitando

Não é porque o calor foi embora que você vai parar de fazer exercícios, não é mesmo? O projeto verão tem que começar no inverno e durar o ano todo. Portanto, mexa o esqueleto e continue praticando suas atividades físicas sem medo de ser feliz!

Não é difícil tomar todos os cuidados no inverno para ele se tornar a estação mais gostosa do ano. Basta ficar atenta a detalhes que podem parecer pequenos a curto prazo, mas que são essenciais para a sua saúde e da sua família.

Gostou dessas dicas? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude seus amigos a se protegerem do inverno também!


Sobre o autor

Drogarias Brasil

Deixar comentário.